Os 10 melhores blogs de usabilidade

10-melhores-blogs-de-usabilidade

 Os 10 melhores blogs de usabilidade

 

Smashing Magazine

A Smashing Magazine é das principais referências para web designers e web developers. Tem oferecido, ao longo do tempo, artigos de alta qualidade acerca de desenvolvimento web: design, aplicações web vs. websites, prototipagem, interacção, HTML5, aplicações web, gráficos, etc. Tem por vezes alguns “best of” e temas que inspiram a nossa criatividade.
Aqui é necessário encontrar o seu espaço, dado que a quantidade de artigos por semana é alta e os temas muito variados. Lançaram já livros que reunem os seus melhores artigos (Smashing Book #1, The Lost Files, Smashing Book #2), que, arrisco dizer, obrigatórios para quem trabalha na área.

WebsiteRSS

Freq.: 4 por semana
 Os 10 melhores blogs de usabilidade

 

Boxes and Arrows

O Boxes and Arrows é um excelente lugar para divulgar o seu trabalho. Aqui vai encontrar artigos de opinião escritos por pessoas que trabalham na área. Discutem-se tópicos pouco falados mas pertinentes; por exemplo, a relação entre Agile e o processo de usabilidade (UCD) e diversos tópicos de arquitecturas aplicacionais. Por outro lado, também chama atenção para eventos da área.

WebsiteRSS

Freq.: Menos de 1 por semana
 Os 10 melhores blogs de usabilidade

 

Jakob Nielsen Alert Box

Jakob Nilelsen, considerado por muitos um “guru da usabilidade” (ver 10 heurísticas de usabilidade), escreve textos que muitas vezes acabam em regras a cumprir. As ideias que propõe são frequentemente apoiadas pela sua experiência como consultor de usabilidade em variadíssimas empresas. Chama por vezes atenção para erros comuns. Já tocou também no tema agile vs. usabilidade. Este é um blog para mim, obrigatório.

WebsiteRSS

Freq.: Menos de 1 por semana
 Os 10 melhores blogs de usabilidade

 

Usability Post

O Usability Post aborda tópicos mais operacionais (CSS, JavaScript, rendering de fontes) que influenciam a usabilidade de aplicações web / websites. Por outro lado, faz-nos questionar algumas certas premissas que muitas vezes tomamos como certas. Para mim, um must.

WebsiteRSS

Freq.: Menos de 1 por semana
 Os 10 melhores blogs de usabilidade

 

UX Sapo

Este é um óptimo local para saber mais sobre o departamento de usabilidade do Sapo. De forma transparente, os seus autores (do Sapo) falam sobre alguns processos e projectos internos. Abordam temas como a prototipagem de baixo nível e a acessibilidade. Um dos seus autores é o Ivo Gomes, que mantém um blog sobre ergonomia vs. sistemas de informação.
É interessante verificar que também se pratica usabilidade em português. Para quem quiser saber mais sobre o Sapo, recomendamos também o Sapo Developers Blog.

WebsiteRSS

Freq.: Menos de 1 por semana
 Os 10 melhores blogs de usabilidade

 

Cre8ive Commando

Este é um agregador do melhor que se publica a nível de infografia. Analisa tendências, o uso da cor, misturando humor. Tem também tutoriais.

WebsiteRSS

Freq.: Menos de 1 por semana

UIE Brain Sparks

Tal como o Sapo, também é escrito por uma empresa: a UIE. Jared Spool, autor do célebre Don’t Let Me Think, é um dos autores. Tópicos como ‘testes de usabilidade’, ‘bibliotecas de UX’, estratégias / padrões de desenho são aqui falados. Tal como o Usability Post, também lança questões que dão que pensar e falar.

WebsiteRSS

Freq.: Mais de 4 por semana

 

UXBooth

O UXBooth é um blog de e para a comunidade, ao estilo do Boxes and Arrows. Tópicos como usabilidade “mobile” são recorrentes, mas os temas tendem acabam por ser dispersos e pouco operacionais (usabilidade vista “de fora”).

WebsiteRSS

Freq.: Menos de 1 por semana

 

Webdesign TutsPlus

 
Este site faz parte da rede tutsplus.com. Oferece artigos e tutoriais de qualidade orientados ao web design. A ideia é aconselhar técnicas que maximizam a experiência do utilizador, fundamentando-as e oferecendo ajuda na sua implementação. No final, o leitor sentirá que poderá maximizar o seu potencial criativo.

WebsiteRSS

Freq.: Mais de 4 por semana

 

UX by Design

Este é um blog mantido por um só autor, Bradley Hebdon. Apresenta artigos muito diversos (e muitas vezes parecem distantes do tema usabilidade), mas compensa com artigos de best of / state of the art. Como exemplo, temos um apanhado dos 20 livros de UX que os profissionais da área devem conhecer, as 65 coisas mais irritantes da web, ou os “round-ups” com o melhor da web a nível de UX. Tem também conteúdo noticioso.

WebsiteRSS

Conclusão

Se ainda está a começar a entrar no mundo da usabilidade, recomendo os 6 primeiros blogs apresentados. O Smashing Magazine tem o “senão” de lançar muitos posts por semana, embora de qualidade garantida.

Existem muitos outros blogs que não puderam constar na lista acima. Mas, dependendo dos interesses, podem ter bom material. Por exemplo, na área do marketing temos o KISSMetrics, com dicas úteis a web designers e developers o Six Revisions, o Ignore the Code é um blog pessoal com alguns tópicos interessantes de mobile, e o UI Trends analisa as tendências do meio. Por fim, o UX Magazine é um site de conteúdo noticioso interessante para quem tem um papel preponderante na implementação do processo de usabilidade na empresa.

E você? Acompanha outros blogs? Quais?

Sou eng. informático. Faço aplicações/sites web. Gosto de ensinar.

Comente pelo Facebook:

2 Responses to Os 10 melhores blogs de usabilidade

  1. Rui Lopes diz:

    Não são os 10 melhores, são apenas 10. Mantenho uma lista de 40-50 q.b. bons, acessível em http://feeds.feedburner.com/ruidlopes-uxblogs

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Assine o Mais Tutoriais e receba nosso presente GRATIS!!!
  • 10 segredos para escrever Aventuras Epicas!
  • 10 segredos para escrever Romances de Sucesso!
  • + Bonus Incrivel:
  • A Arte de Escrever Artigos Que Encantam!! - Parte 1
  • A Arte de Escrever Artigos Que Encantam!! - Parte 2
Se você sempre sonhou em escrever aventuras épicas ou romances
de sucesso, chegou sua grande oportunidade! Aproveite!!
Fique tranquilo, seus dados nunca serão compartilhados.