10 plugins essenciais para WordPress

wordpress-plugins-essenciais

O artigo de hoje é baseado na minha experiência pessoal. Os plugins apresentados na lista, são para mim de instalação quase obrigatória.

1 – Akismet

O Akismet é o spam killer dos blogs! Este plugin vem instalado de raiz desde a versão 2.0 do WordPress. Mas, se por alguma razão não o tiver instalado, pense seriamente em fazê-lo.

O Askimet gera os comentários do blog, bloqueando os mesmos em casa de spam.

Site do plugin

2 – All in One SEO Pack

Apesar de o WordPress já fazer um bom trabalho de SEO (optimização para motores de busca), este plugin eleva-a a outro nível!

Como principais características, destacam-se:

  • Optimização dos títulos para os motores de busca
  • Geração automática de meta tags
  • Para iniciantes e avançados, pois basta instalar para usar mas pode-se ajustar tudo ao pormenor.

Site do plugin

3 – SEO Smart Links

Este plugin permite criar links automaticamente, através de keywords ou frases chave nos artigos, páginas e comentários. A configuração é muito simples. É possível usar um grupo de keywords que redireccionam para um URL especifico e por isso é muito útil para ligar palavras-chave a um determinado post, categoria, produto ou afiliado.

Aumenta assim o internal linking no seu blog, o que também faz parte do processo de SEO.

Site do plugin

4 – Google XML Sitemaps

O Google XML Sitemaps gera automaticamente um XML sitemap, que ajuda os motores de busca a indexar melhor o seu site.
Suporta todo o tipo de páginas geradas pelo WordPress, assim como URLs customizados. Adicionalmente, notifica os principais motores de busca sempre que exista novo conteúdo no blog.

Site do plugin

5 – WP-PageNavi

A navegação original do WordPress “posts antigos” / “posts recentes” não é nada amigável. Este é um plugin que introduz navegação por páginas (ao estilo Google) no seu blog, consequentemente melhorando a sua usabilidade.

Site do plugin

6 – Contact Form 7

O Contact Form 7 permite criar e gerir vários formulários de contacto com o autor do site (por email). O aspecto final tem muito bom aspecto.
Suporta submissão por AJAX, CAPTCHA, filtros contra spam, entre outras funcionalidades muito interessantes.

Site do plugin

7 – Facebook Comments for WordPress

A integração de um blog com o Facebook é actualmente mais que uma prioridade, uma necessidade!

Este plugin permite adicionar uma caixa de comentários do Facebook nos seus artigos. Os leitores podem comentar no post utilizando a conta do Facebook. Isto permite aumentar a interacção dos leitores com o blog e divulgar os seus artigos.

Adicionalmente, permite que o dono do blog receba um email por cada novo comentário.

Site do plugin

8 – WPtouch

O número de utilizadores de Internet com smartphones tem vindo aumentar consideravelmente, o que faz com que este plugin seja quase indispensável. o WPTouch transforma automaticamente o tema do seu blog para se adaptar aos smartphones mais usados do mercado (iPhone, iPod touch, Android, Palm Pre, Samsung touch e BlackBerry).

Site do plugin

9 – Theme Test Drive

O plugin Theme Test Drive é a forma mais fácil e segura de testar novos temas (templates) no seu blog: enquanto testa e altera o seu novo tema, os leitores continuam a ver o actual.

Site do plugin

10 – Sexy Bookmarks

O Sexy Bookmarks é uma referência a nível de partilha. É realmente útil e bem sucedido. Com ele vai conseguir que os seus leitores divulguem os seus artigos em diversos sites sociais (dezenas deles são suportados). Para além da sua utilidade, diferencia-se dos “concorrentes” pelo seu aspecto web 2.0.

Site do plugin

Outros

  • Yet Another Related Posts Plugin (YARPP): permite mostrar os artigos relacionados com o actual, seja no blog ou no RSS;
  • Google Analyticator: oferece integração fácil e rápida com o Google Analytics (a alternativa é fazê-lo “à mao”);
  • WP Hotlink Protection: por motivos de uso indevido de material e gasto de largura de banda, este plugin protege o uso das suas imagens noutros sites.

E vocês? Têm outros plugins que considerem indispensáveis?

O Francisco Andrade estudou no ISEC, onde tirou o curso de Engenharia Informática, trabalha actualmente em Lisboa, na Nokia Siemens Networks como software e web developer. Apesar das suas principais competências serem na área de desenvolvimento, o Francisco é também um curioso na área de Design Gráfico.

Comente pelo Facebook:

6 Responses to 10 plugins essenciais para WordPress

  1. Francisco Andrade diz:

    Obrigado Luís!

  2. Ajax Edit Comments, Exec-PHP, Role Manager
    são fundamentais também :)

  3. Filipe Ivo diz:

    Valeu Ajudou Bastante

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mostrar
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Share On Pinterest
Esconder